quinta-feira, 6 de novembro de 2008

ESQUIZOFRENIA

O SITE http://www.psicosite.com.br/tra/psi/esquizofrenia.htm define assim a esquizofrenia:



"Apesar da exata origem não estar concluída, as evidências indicam mais e mais fortemente que a esquizofrenia é um severo transtorno do funcionamento cerebral. A Dra Nancy Andreasen disse: "As atuais evidências relativas às causas da esquizofrenia são um mosaico: a única coisa clara é a constituição multifatorial da esquizofrenia. Isso inclui mudanças na química cerebral, fatores genéticos e mesmo alterações estruturais. A origem viral e traumas encefálicos não estão descartados. A esquizofrenia é provavelmente um grupo de doenças relacionadas, algumas causadas por um fator, outras, por outros fatores".
A questão sobre a existência de várias esquizofrenias e não apenas uma única doença não é um assunto novo. Primeiro, pela diversidade de manifestações como os sub-tipos paranóide, hebefrênico e catatônico além das formas atípicas, que são conhecidas há décadas. Segundo, por analogia com outras áreas médicas como o câncer. O câncer para o leigo é uma doença que pode atingir diferentes órgãos. Na verdade trata-se de várias doenças com manifestação semelhante. Para cada tipo de câncer há uma causa distinta, um tratamento específico em chances de cura distintas. São, portanto, várias doenças. Na esquizofrenia talvez seja o mesmo e o simples fato de tratá-la como uma doença só que atrapalha sua compreensão. Poucos sabemos sobre essa doença. O máximo que conseguimos foi obter controle dos sintomas com os antipsicóticos. Nem sua classificação, que é um dos aspectos fundamentais da pesquisa, foi devidamente concluída."




Analisando este conceito de que a esquizofrenia pode ser explicada como tendo mais de uma causa, concordo plenamente. Como conhecedor de forças sobrenaturais, posso afirmar com certeza que muitos casos são vão os tratamentos com psicotrópicos, porque só estamos vemos a ponta do iceberg. Em muitos casos a esquizofrenia esta ligada a possessão demoníaca. Não reconhecer este fator espiritual limitará o médico em conseguir êxito somente em certos casos e não em outros.

-----------------------


Nenhum comentário: